24/01/2023

SEMPRE CANSADO E DESANIMADO?

 SEMPRE CANSADO E DESANIMADO?

O cansaço é uma resposta natural do organismo depois de um dia atribulado no trabalho ou um dia de estresse, cobranças e falta de tempo para relaxar.


Muitas vezes essa fadiga é pontual e tende a melhorar depois de um período de descanso.


Se isso não acontece e essa fadiga vai se tornando intensa, desgastante e frequente é importante buscar ajuda médica e tratamento adequado, pois muitas vezes esse cansaço pode estar sinalizando algo maior.


 


Conheça alguns fatores que podem causar cansaço e fique atento!


 


1 – Doença da Tireoide


Dezoito milhões de brasileiros sofrem de doenças da tireoide, doença que ameaça especialmente mulheres e idosos.


Os principais sintomas da doença da tireoide são: fadiga, mau humor, dores musculares e articulares, ganho ou perda de peso, problemas de visão, mau desempenho no trabalho, mudanças na temperatura corporal.


 


2 – Estilo de vida sedentário


Nos ambientes de trabalho ocupados e voltados para o escritório de hoje, é comum que muitas pessoas desenvolvam um estilo de vida sedentário.


Ficar sentado o dia todo é muito difícil para o corpo e geralmente causa dor, dor no pescoço, rigidez, dor nas costas e dores de cabeça crônicas – além disso, um estilo de vida sem energia causa fadiga, fazendo você se sentir como se estivesse sempre cansado! 


Seu corpo foi feito para se movimentar, então quando ele não realiza atividades regulares, você pode ter problemas de humor, lentidão, cansaço e ganho de peso.


O exercício regular pode ajudar a equilibrar os hormônios, melhorar a resistência à insulina, ajudá-lo a dormir melhor, liberar endorfinas, aumentando sua resistência e melhorando seu humor. (E, também pode adicionar mais tônus ​​muscular ao seu corpo enquanto queima gordura insalubre.)


Como se mover?



  • Sente-se em uma grande bola de exercícios. Ele mantém as costas retas e envolve o núcleo sem colocar muita pressão nos quadris e nas pernas.

  • Faça pausas para “caminhar”. Caminhe pelo seu prédio, área de escritório ou estacionamento por blocos de 15 minutos de cada vez.

  • Planeje atividades regulares ao ar livre ou exercite-se antes ou depois do trabalho. 

  • Faça pausas de alongamento de 5 minutos para cada hora de trabalho.


3 – Depressão


A depressão é um dos transtornos mentais e ladrão de energia mais comuns no planeta, com cerca de 11,5 milhões de adultos com 18 anos ou mais tendo pelo menos um episódio depressivo maior por ano.


Acredita-se que a depressão seja causada por variáveis ​​como: alto estresse, problemas emocionais não resolvidos, desequilíbrios de neurotransmissores, desequilíbrios hormonais, consumo excessivo de álcool, deficiências nutricionais, falta de luz solar, entre outros.


 


4 – Anemia


A anemia é uma condição em que uma pessoa tem um nível abaixo do normal de glóbulos vermelhos.


A anemia está relacionada a uma baixa oferta de oxigênio atingindo células e tecidos por todo o corpo.


Os sintomas da anemia incluem: sentindo que você está sempre cansado, apesar de quanto você dorme, ossos e músculos fracos, problemas para se exercitar e dificuldade para se concentrar.


E em casos extremos desmaio, falta de ar, ataque cardíaco, angina, disfunção do baço, problemas digestivos e amarelamento da pele também podem aparecer.


A anemia ocorre quando há um problema com os glóbulos vermelhos que produzem hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio por todo o corpo, especialmente para o cérebro, onde é muito necessário.


Está relacionado a níveis insuficientes de ferro no sangue, além de baixos níveis de vitamina B12 e folato.


A anemia também pode ser causada por uma perda de sangue ou uma dieta muito pobre nesses nutrientes essenciais e, assim, dificultar a capacidade do corpo de produzir hemoglobina suficiente.


De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, “Se você tem anemia, seu corpo não obtém sangue rico em oxigênio suficiente. Como resultado, você pode se sentir cansado ou fraco. Você também pode ter outros sintomas, como falta de ar, tontura ou dores de cabeça.”


Os sintomas da anemia podem ser bastante reduzidos melhorando sua dieta consumindo alimentos ricos em ferro, de origem animal e vegetal, diariamente, como por exemplo carnes vermelhas, beterraba e feijão. Além disso, em alguns casos pode ser necessária o uso de suplemento de ferro, que deve ser recomendado pelo médico ou pelo nutricionista.


 


Referências:


https://drjulianopimentel.com.br/artigos/semprecansado/


 

© 2024 Laboratórios Baldacci • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Olá, bem-vindo(a) ao site dos laboratórios Baldacci, informamos que nós só fazemos uso de cookies essencias ao funcionamento da nossa página. Para saber como e quais dados tratamos, por favor acessar o nosso Aviso de privacidade